Acabou a energia elétrica, e agora?

energia elétrica

No Brasil há grandes problemas quanto ao fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias. Situação que se agrava em determinados períodos do ano, como por exemplo em épocas de chuvas em que árvores caem e rompem as redes de transmissão. Ocasionando então o que todo gestor predial tem medo, os apagões.

Faça sua preventiva corretamente

Além das causas naturais, como a chuva e galhos, há também as quedas de energia elétrica ocasionadas por falta de manutenção predial.

E a falta de manutenção preventiva, pode acarretar um curto circuito elétrica e apagar todo o seu empreendimento.

Caso verídico de como agir em falta de energia elétrica

No livro Hotelaria na Prática, Franklin Jorge Peres Assaly narra uma história vivida por ele em um hotel no qual estava 95% ocupado.

Havia eventos em andamento nas instalações hoteleiras, tinha acabado de chegar dois ônibus de excursão, era próximo do horário de almoço e a energia caiu deixando todos no escuro.

E um ponto crucial, essa edificação não dispunha de sistema de geração de energia elétrica. Que maravilha não é mesmo?

Acabou a energia elétrica, e agora o que fazer?

No caso discorrido por Assaly, sua primeira ação foi entender se a falha era pontual ou generalizada.

Olhou os empreendimentos vizinhos e todos eles tinham energia elétrica normal, então a falha era pontual, todos os demais prédios da região tinham energia elétrica. E esse é o primeiro ponto a ser analisado.

Passo 01 – A falha é pontual ou generalizada?

Pois bem, isso é muito simples e fácil. Saia do seu empreendimento, vá até a rua e olhe os prédios vizinhos, veja se somente o seu empreendimento está sem energia elétrica ou se a falha é geral.

Baseado no tipo de resposta que tiver, saberá como prosseguir com a investigação da causa.

Se for uma falha de energia elétrica generalizada, ligue imediatamente para a concessionária e pergunte o que gerou o problema, e qual o período para reestabelecimento.

Contudo, mesmo sendo falha da concessionária faça o seguinte:

Passo 02 – Faça uma ronda no seu empreendimento seguindo o fluxo de alimentação elétrica

Mesmo comprovado que a falta de energia é generalizada e todos os demais empreendimentos ao redor do seu também estão sem energia elétrica, ainda assim faça uma ronda no seu empreendimento seguindo o fluxo de alimentação elétrica.

O que isso quer dizer?

  • A energia entra pela subestação (caso se aplique na sua edificação);
  • depois de rebaixada para baixa tensão vai para o QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão);
  • então sai do QGBT e vai para os quadros intermediários;
  • e dos quadros intermediários vai para os pontos de consumo.

Esse é o fluxo que a energia elétrica segue no seu empreendimento, então siga-o. Pode ser que você não tenha uma subestação e/ou quadros intermediários, mas há um fluxo que essa energia trilha até chegar nos pontos de consumo.

Então verifique desta maneira sempre do maior ponto de concentração de energia elétrica para o menor ponto (consumos finais).

Caso a falha seja no fornecimento (concessionária) de energia elétrica

Supondo que a falta de energia elétrica seja geral, essa ronda terá como finalidade garantir sua tranquilidade quando o fornecimento for reestabelecido, pois saberá se há de errado com as suas instalações.

E se houver algo fora do normal, corrija imediatamente antes que a energia elétrica retorne, lembrando sempre de fazer os serviços com segurança.

Há casos em que a falha no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária gera algum problema interno na edificação, como queima de fusíveis, por exemplo, desarme de disjuntores, entre outros.

Caso a falta de energia elétrica seja interna (problema no empreendimento)

Depois de executada a ronda seguindo o fluxo de alimentação elétrica do empreendimento, você já saberá o que ocasionou o apagão. E pode ser algo dentro do seu próprio prédio que gerou o desarme geral.

As vezes algo que lhe parece simples e inofensivo pode acabar apagando o seu prédio inteiro. Como no caso do Franklin Assaly.

No livro Franklin diz que o que gerou o apagão no hotel em que ele trabalhava foi um copo de café esquecido em cima de um quadro elétrico.

O copo plástico furou, o liquido escorreu para dentro do quadro e o fim você já sabe. Apagão em um hotel lotado em pleno horário de pico, por conta de uma falta de atenção.

Casos excêntricos de falta de energia elétrica

Além das falhas de fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária, falta de manutenção preventiva, falta de atenção (caso do copo de café em cima do quadro), há também os casos excêntricos, os quais não se tem como prever, parecem histórica da carochinha, mas acontecem com mais frequência do que se possa imaginar.

Por isso a importância do Passo 02 – a Ronda na sua edificação, pois somente assim você entenderá a origem do apagão.

São os casos em que animais entram nos quadros elétricos e fecham o curto circuito, como cobras, ratos, baratas.

Ou então queda de pedras decorrentes da construção que ficaram presas no shaft e que com a movimentação da edificação acabam se soltando e caindo nos quadros e barramentos elétricos.

Depois de analisar se o problema é interno ou externo, se é pontual ou  generalizado e encontrada a raiz geradora do problema, o próximo passo é a solução.

Passo 03 – Como solucionar um curto circuito

Muito cuidado nessa hora, é nesse momento que os acidentes ocorrem.

O manutencista está sob pressão, pois toda uma operação predial foi parada devido à falta de energia elétrica, todos os gestores e usuários estão acelerando a manutenção predial para que o problema seja sanado com máxima urgência, e então atitudes impensadas são tomadas para retornar o quanto antes o fornecimento de energia elétrica.

Pare, analise, solicite ajuda e então execute.

Com o problema mapeado e a causa conhecida o mais lógico e racional a se fazer é realizar o serviço para que a energia se reestabeleça.

Contudo, não se descuide quanto a segurança do mantenedor. Energia elétrica é algo complicado, ela não é visível, então toda atenção é pouco.

Pare, analise a causa geradora, solicite para que outro manutencista lhe auxilie na avaliação, e somente execute o trabalho quando tiver total certeza de que não há nenhum problema potencial.

Mantenha a calma sempre, até mesmo na falta de energia elétrica

De imediato pode parecer o fim do mundo, um prédio todo no escuro.

O caos se instaura rapidamente por todos os locais e em fração de segundos o descontentamento e motins se iniciam como o desabrochar de uma rosa, lindo e repentino.

Contudo, mantenha a calma sempre, não corra, não faça nada sem pensar, somente execute serviços em que tiver total segurança, e esteja preparado para o pior, pode parecer frase clichê, mas esteja pronto para tais situações, pois uma hora ou outra fatalmente lhe ocorrerão.

E lembre-se: Cuidado com os copos de café em cima dos quadros elétricos, você pode apagar o seu prédio por conta disso.

Para mais informações sobre manutenção predial, entre em contato.

Referência bibliográfica

Organizador GREGSON, P.W. Hotelaria na prática – Barueri, SP: Manole, 2009, p. 89-94.

Portal Terra.; Energia Elétrica: 7 respostas para quando a luz acabar. Disponível em:< https://www.terra.com.br/economia/direitos-do-consumidor/energia-eletrica-7-respostas-para-quando-a-luz-acabar,ebb9fdbdae71b410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html>. Acesso em 11 de agosto de 2019

Imagem Destacada: Monochrome Photography of Person on Dark Room. Photo by Akshar Dave from Pexels. Disponível em:<https://www.pexels.com/photo/monochrome-photography-of-person-on-dark-room-1299417/>. Acesso em: 30 de Agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *