Acidentes prediais por falta de manutenção

acidentes prediais

Acidentes prediais de grandes proporções em diversos vêem ganhando destaque na mídia. O desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro (RJ) e outro em São Bernardo do Campo (SP), o incêndio do museu (RJ), o prédio residencial em Fortaleza que caiu (CE) o centro de treinamento do flamengo que pegou fogo (RJ).

Negligência

Muitas dessas tragédias ocorreram e ocorrem em edificações com baixa (ou quase nenhuma) qualidade nas atividades de manutenção. Habitualmente, proprietários de imóveis, usuários e gestores prediais negligenciam, ou mesmo ignoram a manutenção predial. Essas negligências traduzem-se em prejuízo e, em alguns casos, em acidentes prediais.

Acidentes prediais já acontecem há muito tempo

Mesmo que tomando notoriedade apenas recentemente, esse assunto é muito antigo, e já é item de estudo desde tempos remotos, mas infelizmente ainda não é de conhecimento de todos. Em 2009 A Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP preocupada com a relação “causa X efeito” dos acidentes e sua forte correlação com a Manutenção Predial, realizou um estudo sobre acidentes prediais.

66% dos acidentes prediais são por falta de manutenção

Desse estudo, comprovou que 66% dos acidentes prediais são referentes a falta de manutenção, e 34% relativo a vícios construtivos. Com isso fica mais do que comprovado que o tema Manutenção Predial, precisa ser tratado com mais seriedade e deve ser largamente disseminado, toda a população precisa saber como está a saúde do prédio em que vive, trabalha, estuda.

Vamos esperar mais um?

Muitos acidentes prediais, poderiam ter sido evitados se a correta manutenção fosse executada. E se porventura esse cenário não mudar, muitos outros ainda ocorrerão, e novamente assistiremos noticiários informando alguma catástrofe.

Pode ser você

Qual será o próximo acidente predial por falta de manutenção que iremos presenciar? Uma escola caindo ou pegando fogo, um hospital desabando, um prédio residencial explodindo?

Adote boas práticas. Vamos reduzir os acidentes prediais

A manutenção predial tem por finalidade minimizar esses impactos e aumentar a vida útil da edificação, de modo a garantir por dois itens básicos fundamentais para toda e qualquer edificação, que é a segurança e o conforto do usuário, e com isso obviamente evitar que aconteça algum acidente predial.

Para mais informações sobre manutenção predial, entre em contato.

Referência bibliográfica

Proculsulte Construções e Incorporações Ltda (1984), Relatório Técnico nº 118/84, Rio de Janeiro, 14 pág.

MORAES, A.F. (1985),Técnicas e Procedimentos para Serviços de Recuperação e Reforço de Estruturas em Concreto Armado – Aspectos Práticos, Dissertação de Mestrado, U.F.F., Niterói.

ENGEKIL, Consultoria Técnica Ltda (1984), Relatório Técnico nº 117/84, Rio de Janeiro, 12 pág.

SOUZA, V.C.M & CASTRO, P.F. (1988), Reinforcement and Recovery of a Football Stadium Structure in Rio de Janeiro, Anais do VII Congresso Comportarea in Situ A Constructilor, Arad, Romênia, Vol. 4, 755-764.

IBAPE, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – Norma de Inspeção Predial, 2009.

IBAPE/SP, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – Norma de Inspeção Predial, 2011.

REDAÇÃO, Veja. O que se sabe sobre o incêndio no CT do Flamengo; disponível em: < https://veja.abril.com.br/brasil/o-que-se-sabe-sobre-o-incendio-no-ct-do-flamengo/>. Acesso em 26 de julho de 2019.

Imagem Destacada: Foto de Fancycrave.com no Pexels. Disponível em:<https://www.pexels.com/pt-br/foto/abandonado-ameaca-apodrecer-apodrecimento-463465/>. Acesso em: 30 de Agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *